Um engano pode trazer graves consequências

Gênesis 20:1-18

“1 E partiu Abraão dali para a terra do sul, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar.
2 E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.
3 Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido.
4 Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa?
5 Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isto.
6 E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la.
7 Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.
8 E levantou-se Abimeleque pela manhã de madrugada, chamou a todos os seus servos, e falou todas estas palavras em seus ouvidos; e temeram muito aqueles homens.
9 Então chamou Abimeleque a Abraão e disse-lhe: Que nos fizeste? E em que pequei contra ti, para trazeres sobre o meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste aquilo que não deverias ter feito.
10 Disse mais Abimeleque a Abraão: Que tens visto, para fazer tal coisa?
11 E disse Abraão: Porque eu dizia comigo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por causa da minha mulher.
12 E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher;
13 E aconteceu que, fazendo-me Deus sair errante da casa de meu pai, eu lhe disse: Seja esta a graça que me farás em todo o lugar aonde chegarmos, dize de mim: É meu irmão.
14 Então tomou Abimeleque ovelhas e vacas, e servos e servas, e os deu a Abraão; e restituiu-lhe Sara, sua mulher.
15 E disse Abimeleque: Eis que a minha terra está diante da tua face; habita onde for bom aos teus olhos.
16 E a Sara disse: Vês que tenho dado ao teu irmão mil moedas de prata; eis que ele te seja por véu dos olhos para com todos os que contigo estão, e até para com todos os outros; e estás advertida.
17 E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos;
18 Porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.”
Um erro cometido por Abraão, que se não fora a intervenção de Deus falando a rei de Gerar na terra do Neguebe, Abimeleque, em sonhos poderia ter trazido como resultado uma grande tragédia, um rei e um reino poderia ter sido destruídos.

Com o temor de ser morto (versículo 11) na terra em que peregrinou, Abraão omitiu o fato de ser Sara sua esposa (versículo 12) afirmando apenas ser sua irmã, o que de fato era, filha de seu pai, porém com outra mãe, “Algo que era permitido pelas leis da época em muitas nações” hoje já não mais. O fato de Sara ao que consta na palavra ser uma mulher muito bonita, com grandes chances de atrair o olhar de algum dos homens do lugar onde Abrão peregrinou, combinou com Sara não revelar ser ela a sua esposa e tão somente que era sua irmã e ele seu irmão, não era mentira como vemos no versículo 11 porém a omissão de ser ela sua esposa também poderia ter trazido consequências graves aquele rei e seu reino. Mas Deus interviu, falou a Abimeleque em sonhos e pôs nele uma enfermidade mortal, e se caso não restituísse Sara ao seu marido, certamente morreria ele e pereceria seu reino, Abimeleque fez saber aos seus servos, isto e os homens temeram muito. Abimeleque chamou a Abraão, após uma repreensão, lhe restituiu a Sara, e o deixou escolher uma terra no seu reino para habitar e lhe deu também alguns bens e moedas de ouro. Esta omissão, do tipo meia verdade, quase arruinou um rei e seu reino. Se não fora a intervenção de Deus, um grave pecado seria consumado e as consequências seriam graves. Mas Deus não deixou acontecer e instruiu a Abimeleque que pedisse a Abraão, que era profeta para além de restituir-lhe a mulher que de fato era, para que orasse por ele, o que ele fez e ficou curado. Apesar do engano que Abraão cometeu, era um profeta, e porque Deus falou a Abimeleque que ouviria sua oração e ele ficaria curado e seu reino continuaria a existir, Deus ouviu a oração de Abrão e mesmo foi curado e seu reino poupado.

O pecado se não for confessado a Deus e deixado, pode trazer graves consequências.

 

Pr. José Aparecido, servo de Jesus Cristo