Sacerdote

Na Bíblia, no Antigo Testamento, o sacerdote oferecia sacrifícios e louvor a Deus, ensinava o povo a obedecer a Deus e tomava conta do templo.

Na conhecida, como, Lei de Moisés, Deus regulamentou o Oficio do Sacerdote, que inclusive só poderiam ser, os descendentes de Levi (Números 3:5-7) e dos tais um era escolhido para ser Sumo Sacerdote, ou seja o principal deles, que quando morria era o escolhido outro da mesmo tribo de Levi em seu lugar. (Êxodo 29:29-30)

Antes da Lei, porém, aparecem homens como Melquesedeque, como sacerdote do Deus altíssimo. (Genesis 14:18-20) Nota-se que quando se apresentou a Abraão a quem abençoou e dele recebeu os dízimos, trouxe pão e vinho, o que no futuro Jesus Cristo usou como símbolos dos seu corpo e sangue respectivamente.

Antes da Lei também aparece pais de família tementes a Deus exercendo as funções de sacerdote no seu lar, intercedendo e fazendo sacrifícios pelos pecados dos seus filhos. (Jó 1:1-5)

Na Bíblia, no Novo Testamento, o sacerdote continua com as mesmas funções só que não mais da tribo de Levi como na Lei no Antigo Testamento e nem tão pouco como Chefes de família tementes a Deus como Jó, mas sim todos que foram salvos por Jesus Cristo, são sacerdotes das suas próprias almas, (1 Pedro 2:9) tendo Jesus Cristo como Sumo Sacerdote de todos, que como Ele não morre, nunca será substituído, Neste novo tipo de Sacerdote, não precisará mais oferecer sacrifícios como os do Antigo Testamento antes e depois da Lei de Moisés, pois aqueles eram transitórios incapaz de serem eternos por causa da imperfeição por isto precisavam ser renovados de tempos em tempos. Este, porém, feito pelo Sumo Sacerdote Jesus Cristo, Segundo a Ordem de Melquesedeque (Hebreus 7:1-28), e que é ao mesmo tempo oficializador e o próprio sacrifício, ambos perfeitos, sem necessidade de serem substituídos. Aos Crentes agora cabe apenas aceitá-lo, obedecê-lo, estar nEle, para que Ele esteja, dar frutos dignos, seguir seus ensinos, propagar seu evangelho a todos.

 

Pr. José Aparecido, servo de Jesus Cristo