Olhai os Lírios

Lucas 12:22-31 – “Olhai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu contudo vos afirmo que nem Salomão, em toda sua glória, se vestiu, se vestiu como qualquer deles.”

 

Bela passagem bíblica, onde Jesus com palavras poéticas acalma a inquietação dos seus discípulos.

De acordo com o artigo 25 da Declaração Universal dos direitos do homem (ser humano) são principalmente 3 às necessidades básicas do homem:

1 – Alimentação – 2 – Vestuário – 3 – Moradia (segurança)

Percebendo Jesus a ansiosa solicitude pela vida, lhes deu este precioso ensinamento, aquele que é de Jesus. nEle mesmo já tem segurança, porque Ele é seu próprio abrigo seguro. Quanto ao alimento e as vestes, Jesus de forma poética dá um precioso ensinamento, como sempre utilizando do recurso das figuras de comparações.

No versículo 22 parte b e 23 está escrito:  “…não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e corpo, mais do que as vestes.”

Em seguida respectivamente, usa da figura dos corvos, que tem a sua função na natureza, mas não plantam, não colhem e nem armazenam  portanto, mas Deus os sustenta com o que precisam no dia a dia. Depois da figura dos lírios, que não fiam e não tecem, porém Deus os vestes, com uma beleza superior as vestes do rei Salomão no auge da sua glória. Disse o Senhor Jesus que para Deus o homem (ser humano) vale mais que as aves e que se Deus veste assim uma flor do campo que tem existência tão curta, quanto mais fará Ele pelo homem.

Você que é filho (a) de Deus, em Jesus Cristo, tem para Deus um valor inestimável e incomparável. Por isto meus irmãos e irmãs, não deixem a ansiosa solicitude pela vida os consumir até que a tristeza profunda tome conta dos vossos corações, e não se esquecem, vocês tem valor, são todos importantes para Deus.