Mateus 4:4

Mateus 4:4 – Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

Após 40 dias de jejum, certamente teve fome, e ao ser tentado pelo diabo, quando o mesmo tentou induzi-lo a transformar pedras em pães, Jesus responde como está no versículo acima, citando Deuteronômio 8:3 “…para dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo que sai da boca de Deus.”

Embora um jejum de 40 dias pareça ser sobrenatural, outros homens fizeram, com registro na bíblia, um foi Moisés (Êxodo 34:28) outro foi Elias (1 Reis 19:8) entende-se que Elias na caminhada de quarenta dias não comeu. Este jejum de Jesus portanto não invalida a humanidade de Jesus. O fato de Jesus citar que não só de pão viverá o homem não equivale a dizer que o homem não precisa se alimentar, o alimento é sem dúvidas necessário para a sobrevivência do corpo humano, Ele disse, não só de pão vive homem, a vida vai muito além da comida e da bebida, a vida do homem está ligada a vontade de Deus manifestada na sua palavra, Deus deu maná do céu para os filhos de Israel, fazerem dele pão e não desfalecerem no deserto, assim como da mesma forma hoje sabemos que Ele deu seu Filho amado, para nos perdoar dos nossos pecados, nos salvar da morte, dando-nos vida pela sua graça. Disse Jesus: “…e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.” (João 6:51).

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.” João 6:56

“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos dizendo: tomai, comei; isto é o meu corpo.” Mateus 26:26

“…E tomando o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; pois isto é o meu sangue…” Mateus 26:27-28

Sempre que possível não deixe de cear, é simbólico mais muito importante a lembrança que nos trás, o Sacrifício de Jesus Cristo por nós.

 

Pr. José Aparecido, servo de Jesus Cristo