Mateus 12:38–40

“38 Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal.
39 Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas;
40 Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.”

Mateus 12:38-40

O testemunho de Jonas de ter permanecido vivo por três dias e três noites no ventre do grande peixe e ter saído vivo para anunciar em Nínive capital da Assíria as boas novas da palavra de Deus a eles e o poder do Espírito Santo que estava nele, foi suficiente para que os ninivitas se arrependessem e terem sidos salvos do julgamento de Deus sobre eles, a situação análoga da morte e o reaparecimento de Jesus Cristo, num mesmo período só que no ventre da terra, e a pregação de Jesus Cristo através dos seus discípulos que Ele mesmo em pessoa treinou, e os incumbiu de treinar a próxima geração e orientando que esta treine a próxima e assim por diante até a sua volta, deveria ser suficiente para que todos se convertessem a exemplo do que aconteceu em Nínive com o testemunho e a pregação de Jonas. Nenhum outro sinal seria dado aquela geração má e adultera (Adultério significa basicamente traição de um dos cônjuges tendo consumado relações sexuais ou não fora do casamento) este mesmo vocábulo, porém foi usado como figura de comparação da traição do povo de Deus a Ele, quando optaram a servir aos deuses dos povos com quem tiveram contato, por conveniência, ao invés de tê-los dado a oportunidade de conhecer o verdadeiro Deus, ainda que tivessem que sofrer alguma retaliação, por permanecerem fiéis ao Deus Vivo. O fato é que uma geração má e adultera como aquela, não parou por ali, em todas as gerações tem alguns como aqueles escribas e fariseus que pediram sinal do poder de Deus em Jesus Cristo para crerem nÊle. Os sinais que agora pedem são outros, que lhes dê bens, tais como uma mansão, um hiate dos mais luxuosos, apartamentos de luxo, automóvel do mais valioso, jatinhos, helicópteros, dinheiro, muito dinheiro, propriedades muitas propriedades, riquezas e outras coisas mais. Não duvido do poder de Deus para dar tudo isto ou até mais, porém o sinal da morte de Jesus para nos salvar e a sua ressurreição para estar com seus discípulos para sempre, e suficiente para nÊle crermos, servi-lo com fidelidade adorar a Ele Deus Filho, Deus Pai e Deus Espírito Santo, da mesma forma como os ninivitas creram em Deus se arrependeram de seus pecados, pelo testemunho e pregação de Jonas.

Preguem a palavra de Deus, com seu testemunho pessoal e os ensinamentos que recebestes da geração anterior e não enfeitem, não maquiem e nem fantasiem o Evangelho, e não criem expectativas falsas no povo e procurem não imitar e nem criticar os que assim fazem, porque para salvação desta geração, nenhum outro sinal será dado, além da morte e ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo ao terceiro dia e seus ensinamentos no poder do Espírito Santo.