Lucas 24:45 – “Filipenses 1:3-11”

“Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.”
Lucas 24:45

“3 Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós,
4 Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas,
5 Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora.
6 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;
7 Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho.
8 Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo.
9 E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
10 Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
11 Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.”
Filipenses 1:3-11

Uma carta conforme aprendemos na escola normal, na matéria de português e literatura, tem que ter um cabeçalho com a identificação de quem está escrevendo o remetente, e do destinatário, isto é, para quem se está escrevendo, depois uma introdução, mensagem, motivo da carta e por fim a saudação final. As cartas de Paulo não são diferentes.

Observa-se na identificação e introdução, que Paulo não poupa elogios a Igreja dos Filipenses, pelo amor, respeito e consideração dos membros da igreja, para com a sua pessoa. Pois quando servia entre eles Paulo sofreu muitas aflições e perseguições, infelizmente algumas delas até da parte de quem não deveria, irmãos em Cristo dissidentes.

Pela experiência que temos, irmãos dissidentes muitas vezes são mais perigosos do que não crentes, (Filipenses 1:15-18) pregam por inveja e porfia anunciam a Cristo contenção ou seja por ser contenciosos, não pela pureza de coração, sua principal característica e não aceitar com humildade autoridade alguma acima de si mesmo (2ª Pedro 2:10 – Judas 1:8)

Os Filipenses, foram exemplo de crentes responsáveis, principalmente pelo reconhecimento de Paulo, como apostolo, e autoridade sobre eles, o ajudando quando esteve preso por amor a Cristo bem como quando livre.

 

Pr. José Aparecido, servo de Jesus Cristo