HERANÇA

Texto básico Deuteronômio 6

Toda casa deveria ter um depósito para as lembranças felizes. Deus nos conhece mesmo antes de sermos formados. Tios, tias, avós e pais devem ser desafiados a unir as mãos  e corações e dar um exemplo vivo e do verdadeiro Cristianismo (Sl 78:4-6).

O Plano de Deus é que a herança piedosa comece antes do nascimento. Os privilégios e bênçãos relacionados com familiares proporcionam bênçãos indizíveis. A influência dos avós na formação de valores e caráter não pode ser subestimada. O conselho valioso dos pais, o cuidado e preocupação de irmãos e irmãs, a influência de todos membros da família sobre os filhos são de vital importância para o desenvolvimento do caráter piedoso em uma criança.

Os privilégios inigualáveis e a enorme responsabilidade de exercer influência e de proporcionar um ambiente adequado não estão confinados às paredes da célula familiar. A influência potencial dos avós fiéis e de pais tementes a Deus é infinita. Principios e preceitos são compartilhados na jornada de fé da família de geração a geração pelos pais avós, bisavós – homens e mulheres santos que formaram nossa herança espiritual (Dt 5:29) e que consideraram prioridade transmitir as instruções dadas a Moisés (Dt 6:6-7). Essa herança espiritual sobreviverá à sua própria geração, trazendo ânimo e alegria aos filhos dos nossos filhos quando enfrentarem altos e baixos, dificuldades e problemas e, naturalmente, ao vivenciarem a fidelidade de Deus.

Dt 6 orienta os pais a transmitir sua herança espiritual durante o dia inteiro e diariamente – trabalhando na cozinha, a caminho da escola, ao redor da mesa do café da manhã ou assistindo TV à noite. .Não há um horário determinado nem locais específicos para passarmos adiante nossos valores e nosso legado espiritual. Essa passagem fala a respeito de moldar um estilo de vida e de discutir o que é realmente importante para nós. Se esses valores não tiverem entrelaçados com as nossas atividades cotidianas, nosso modo de vida ficará enfraquecido.

Nossa tarefa não exibir uma família perfeita em nossa comunidade, mas permitir que o mundo incrédulo veja famílias comuns lutando com problemas reais e, ainda assim, encontrando força sabedoria em um Salvador amoroso e suficiente.

Texto extraído da Bíblia de Estudo de Avivamento Espiritual

Texto extraído da Bíblia da Mulher – Leitura Devocional e Estudo – Editora Mundo Cristão e Sociedade Bíblica do Brasil  – Edição 2003 – Tradução e adaptação de THE WOMANS STUDY BIBLE – 1995 – Thomas Nelson, Inc – Editora Geral Dorothy Kelley Patterson.