A parábola da ovelha perdida

Mateus 18:10-14

10 “Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste. 11 O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido.[a]

12 “O que acham vocês? Se alguém possui cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu? 13 E se conseguir encontrá-la, garanto-lhes que ele ficará mais contente com aquela ovelha do que com as noventa e nove que não se perderam. 14 Da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.

A palavra de Deus instrui através desta parábola, que não devemos de modo algum deixar para traz a ovelha perdida. A palavra de Deus compara os discípulos de Jesus Cristo à ovelha e o próprio Cristo como o Bom Pastor, mas também a palavra de Deus compra aqueles que não são dEle, isto é, andam no meio do rebanho de Cristo, como ovelhas, mas na verdade são lobos, vorazes, cabritos, estes são aqueles que agem como ovelhas mas na verdade não o são, podem se tornar ao longo do tempo, mas a realidade é que enquanto não se converterem de verdade não o são. As ovelhas do Senhor que estão perdidas, afastadas do rebanho quando são buscadas voltam, ouvem a voz do Senhor, através das nossas vidas, mas as que não são muito pelo contrario, fogem quando são buscadas, se escondem não querem voltar ao rebanho, porque não querem ficar com o restante do rebanho, ovelha cheira ovelha, se comporta como ovelha, quem não é ovelha não suporta isto, tudo está errado, é claro cabrito é cabrito, lobo é lobo, nunca vai se sentir bem entre as ovelhas, por isto se afastam se escondem atrás das desculpas esfarrapadas, mas as ovelhas perdidas não, quando são encontradas, voltam, tem suas feridas curadas, se alegram, logo começam a se alimentar regularmente, compartilham com os seus iguais, voltam a ser benção, a serem abençoadas, que maravilha quando algum crente consegue trazer de volta uma ovelha desviada do caminho.

Que o ano de 2019 seja o ano não só de fazer novos discípulos mas também buscar as ovelhas perdidas da casa.

Feliz 2019 à todos discípulos de Jesus Cristo, que servem o seu Senhor nesta casa, louvo a Deus pela vida de cada um de vocês, cada família, que Deus os abençoe muito.

Pr. José Aparecido, servo de Jesus Cristo