A Igreja de Deus coluna e baluarte da verdade

1ª Timóteo 3:14-15
“Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa;
Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.”

Como se deve proceder na casa de Deus? Em primeiro lugar é necessário identificar o que Paulo quis dizer com casa de Deus, o próprio texto responde: É a igreja do Deus vivo que tem como lema, ser a coluna e o baluarte da verdade. Em segundo lugar quando se fala de vida e verdade, lembra-se logo das palavras do nosso Senhor Jesus que disse: “Eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim”. Em terceiro lugar é preciso saber o papel da coluna num edifício e o baluarte para uma cidade. A coluna tem dupla função, sustentar e elevar o edifício, a verdade deve ser sustentada sempre e colocada num lugar elevado, a pregação do evangelho não pode se afastar dos fundamentos deixados por Cristo confirmados pelo Espírito Santo aos apóstolos. O baluarte que é o muro edificado a volta das cidades antigas, tem também dupla função, desmotivar o inimigo a uma invasão e também no caso de uma tentativa de invasão, os defensores ficarem numa posição privilegiada para o combate, a igreja que prega a Jesus Cristo e o mantém elevado acima de tudo e de todos inclusive dos seus líderes, dificilmente perderá batalhas contra o inimigo.

Encerrando o texto Paulo inspirado pelo Espírito, faz uma antífona ao Senhor Jesus Cristo, “Aquele que foi manifestado na carne, justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória” esta é essência dos pregação do Evangelho.