1 Coríntios 12:4-6

1 Coríntios 12:4-6 – Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidades nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E a diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.

As palavras chave dos três versículos são dons e Espírito no versículo 4 serviços e Senhor no versículo 5 e realizações e Deus no versículo 6.

Os vocábulos dons, serviços e realizações, na teologia de Paulo estão diretamente ligados ao Espírito Santo, Senhor Jesus e Deus Pai. A Trindade Santa operando na salvação da humanidade, e no cuidado para com os seus discípulos, para que os mesmos estejam sempre aptos a através da pregação e testemunho, ganharem outros homens para Cristo. Busquemos portanto como oração e dedicação os dons do Espírito, pois os mesmos são de fundamental importância, assim como importante é os serviços e da mesma forma a realização. Importante notar que é disto que a igreja precisa, que entre os diversos membros, haja os que são usados nos dons dos Espírito, também os que tem as qualidades para o trabalho nos serviços diversos da casa do Senhor, assim como a fé em Deus que realiza a obra do Senhor, que faz aparecer os resultados. Seja qual for a sua parte na obra, ela é importante, para que haja progresso na casa do Senhor.

 

Pr. José Aparecido, servo de Jesus Cristo